Por Albírio Gonçalves *|

Não acredito em trajetórias de sucesso sempre ascendente, lineares e vitoriosas. Não mesmo! Acredito nas pessoas de sucesso que admitem que cometeram erros, apostaram errado algumas (às vezes, muitas) fichas, tiveram medos e falta de noção para mergulhar de cabeça em muitas empreitadas.

Erros e acertos, derrotas e vitórias, fracassos e sucessos só fazem parte da vida dos que tentam, arriscam, persistem, aprendem, expõem-se e buscam a realização de seus sonhos, objetivos e metas, de maneira apaixonada, corajosa, determinada e planejada (nem tanto). Não há trajetória imaculada no caminho dos vencedores.

Erros e fracassos fazem parte da construção do sucesso. Infelizmente, a sociedade na qual vivemos premia os audaciosos, mas estimula a acomodação e pune os erros. Na vida corporativa não é diferente.

Para ser um sucesso é preciso entender que nem todo trabalho terminará em êxito, nem todo relacionamento resistirá às diferenças, nem todo amor durará eternamente, nem todo esforço será completo, nem todo sonho será realizado e nem toda meta será batida. Mas temos o dever e o direito seguir adiante, mesmo errando para acertar, perdendo para ganhar, caindo para levantar e fracassando para ter sucesso.

E você, acredita em contos da carochinha?

Eu não acredito e pronto!

———

(*) Albírio Gonçalves é consultor empresarial, educador corporativo, palestrante, mentor, coaching, autor e referência em desenvolvimento de líderes, gestores, times/profissionais de alta performance e equipes de vendas, bem como na profissionalização da gestão e qualificação de sucessores e herdeiros de empresas e grupos empresariais familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *